sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Os 10 melhores roteiros originais.

Faz tanto tempo que não faço uma lista... Reparei que eu como neurótico obsessivo que adorava fazer listas e sonha em ser roteirista não tem sequer uma lista de seus roteiros e/ou autores favoritos. Decidi então fazer uma para satisfazer a alma e mostrar-lhes, todos estes roteiros são partes de mim.

1 - Pulp Fiction (Quentin Tarantino, Roger Avary);
2 - Citizen Kane (Orson Welles, Herman J. Mankiewicz);
3 - Dancer in the Dark (Lars Von Trier);
4 - Inglorious Basterds (Quentin Tarantino);
5 - Vicky Cristina Barcelona (Woody Allen);
6 - Central do Brasil (Marcons Bernstein, João Emanuel Carneiro, Walter Salles);
7 - Les Chansons D'Amour (Christophe Honoré);
8 - Ultimo tango a Paris (Bernardo Bertolucci, Franco Arcalli, Agnès Varda);
9 - The Purple Rose of Cairo (Woody Allen);
10 - Match Point (Woody Allen).

Esta aí, três filmes do Woody e dois do Tarantino, dois dos meus roteiristas e diretores favoritos. Lars Von Trier sempre ousado, Orson Welles e Herman J. Mankiewicz fizeram um clássico, Bertolucci e Honoré seduzem com autênticos filmes franceses. Walter Salles é quem escreveu o argumento daquele que para mim é o melhor filme nacional, Central do Brasil re-acordou o cinema brasileiro, tirou o nosso cinema do anonimato sem nos fazer perder a identidade. Assim que der, porque estou com um pouco de pressa, faço uma lista de roteiros adaptados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário