domingo, 12 de junho de 2011

Festival Varilux - Simon Werner Desapareceu



Tudo é uma questão de ponto de vista.

Lembrando estruturalmente "Elefante", "Simon Werner..." possui um roteiro multiplot. Em uma festa, garota bêbada vai caminhar para tentar se sentir melhor, lá encontra o que parece ser um morto. Esse é o ponto de partida para vermos a trama a partir do ponto de vista de quatro personagens: Jérémie, Alice, Rabier e Simon. Dentro de cada ponto de vista construímos e desconstruímos a história. Não somos traídos, e sim induzidos a nos enganar.

Gobert conduz muito bem sua câmera e seus atores. É fascinante que consigamos adentrar nos universos dos quatro personagens sem perdermos o fio da meada.

O maior trunfo do filme é também contraditório. A imprecisão narrativa nos deixa com um gosto de quero mais, ao passo que parece deixar lacunas importantes na história. O filme é muito curto para todo o seu potencial narrativo. Criam-se personagens maravilhosos que não são visados com o devido valor. Por exemplo: Laetitia e Frédéric.

Se a narrativa é contraditória, o mesmo não se pode dizer da arte e da técnica. Fotografia, trilha sonora, som, montagem - Todos estão em sincronia e são executados com precisão.

Simon Werner Desapareceu é a grande surpresa do festival. Contendo uma premissa passada, conquista com a profundidade de seus personagens. Um trunfo do roteiro, da direção delicada e das atuações sob medida.

Visto em 12/06/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário