quarta-feira, 7 de abril de 2010

A fita branca.

''O homem é naturalmente mal'', já diziam os filosófos. Michael Haneke só tratou de reforçar. ''A fita branca'' é um filme simples, bonito e comovente que fala da crueldade humana. No primeiro momento em que é revelada a razão do título, fala-se do branco, da puereza, da inocência, que pode levar diretamente para a fotografia P&B, de certa forma a justificando. A inocência está diretamente ligada a infância, e é na infância que os traços de nossa natureza estão mais reforçados. Ainda não sofremos muita influência externa, nossa personalidade está em formação. Seguindo esta linha podemos concluir que ''A fita branca'' trata da natureza do homem.

''Por que eles devem ser punidos?'' é a fala que consagra toda minha interpretação sobre o filme. Se pensarmos em dois dos crimes principais, poderemos enxergar a arrogância Ariana e seu complexo de superioridade. - O médico é um grande pecador, homem maldoso, que maltrata suas mulheres, um adúltero; A criança com síndrome de down tem dois contras, além de ser diferente do padrão ariano, é também filho de dois grandes pecadores: O médico adúltero e a parteira. E logo após o crime é deixado um bilhete que diz entre outras coisas ''Até a terceira, quarta geração''. - As crianças se acham no direito de punir e retirar toda a parte podre de sua raça, além de toda a crueldade com que os crimes são cometidos. São pensamentos desta linha que dão origem a outros, como os pensamentos nazistas. Onde toda a crueldade é justificada se for ''Por um bem maior''.

Os planos bem escolhidos, o roteiro preciso, as boas atuações e a excelente fotografia fazem deste, um grande filme. Haneke nos leva a pensar em coisas grandes, a partir de situações pequenas. Uma incrível viajem temporal e psicológica, nota 8.5.

Ps. José Wilker disse uma vez, quando os indicados ao Oscar 2010 estavam sendo anunciados, que para ver a relação do filme com o nazismo deveria have um nivel intelectual muito alto. Pois bem, discordo! Minha mente não é lá estas coisas e consegui enxergar a ligação ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário