sábado, 17 de abril de 2010

Negócios de Família



A essência do filme está em suas atuações. O bom roteiro, a direção e todo o resto acabam ficando em segundo plano. Matthew Broderick, Dustin Hoffman e Sean Connery estão brilhantes em mais uma obra de Lumet. Considerando que Lumet é o mesmo diretor de “Um dia de cão”, percebe-se que o cara é mestre em tirar o melhor dos seus atores.

São estas atuações esplêndidas que nos permitem sentir os laços e conflitos em homens de três gerações de uma família. Dustin Hoffman foi criado pelo pai (Sean Connery) trambiqueiro em um ambiente divertido, porém cheio de trapaças. Acaba se afastando desse caminho trabalhando, casando-se e levando uma vida agradável de classe média com a esposa e o filho. Até que vê o filho (Matthew Broderick) se envolver em negócios sujos com o avô, e para protegê-lo entra na jogada. A partir daí começamos a questionar quem é realmente Vito(Dustin Hoffman) e as reais razões para ele ter abandonado o mundo do crime.

A natureza criminosa da família envolvida em um plano perfeito dá a tensão e o humor necessários para um maravilhoso filme. O roteiro bem estruturado e bem conduzido por Lumet nos faz sorrir a cada cena. Mesmo que a fotografia seja um tanto incoerente com a alma do filme, é sóbria o bastante para não estragá-lo. O figurino, a trilha sonora, os cenários etc, me pareceram irrelevantes, nada especiais.

Embora as naturezas dos personagens sejam completamente diferentes, lembra um pouco a relação de Vito e Michael Corleone em “O Poderoso Chefão”, a tentativa frustrada de impedir o filho de seguir caminhos errados como os seus.

Uma excelente obra cinematográfica que infelizmente foi pouco reconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário